Perda da biodiversidade: como a nova versão da TNFD atua?

perda da biodiversidade

Em último nível, a perda da biodiversidade do planeta acarreta um futuro incerto para todos os seres vivos. Seja por meio da devastação da flora e da fauna ou pelo impacto direto na escassez de alimentos e água potável para os seres humanos. Você não está sendo afetado diretamente por isso neste momento mas, em uma instância mais próxima, o seu negócio pode estar correndo um risco iminente.

O mundo e o mercado estão alertas. Em dezembro do ano passado, a realização da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade gerou uma série de discussões que culminaram, dentre outras ações, na proposição de um pacote histórico de medidas para enfrentar a perda da biodiversidade e restaurar os ecossistemas naturais. Consolidado na Estrutura de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal (GBF), 196 países assinaram o acordo que prevê 4 objetivos e 23 metas a serem alcançados até 2030.

Em paralelo, a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD) vem aprimorando sua estrutura, que visa justamente avaliar os riscos e oportunidades relacionados à natureza, trazendo uma resposta confiável que oriente empresas e investidores a alocar capital em negócios realmente rentáveis, priorizando a eficiência e a sustentabilidade. Recentemente, a TNFD tornou pública a última versão de testes do framework, que tem previsão de ser finalizado em setembro deste ano.

O que há de novo na TNFD?

Até o dia 1º de junho, integrantes do mercado podem explorar em primeira mão a nova estrutura da TNFD, que traz como destaque uma atualização para ajudar os usuários a interpretar e aplicar a abordagem LEAP (Locate, Evaluate, Assess, Prepare). A adição tem como objetivo facilitar o processo de localização da interface com a natureza, mensuração de impactos, avaliação de riscos e fornecimento de resposta aos investidores.

Além desta atualização, a nova versão da TNFD traz também a opção de filtrar as preferências de navegação no site por setor e/ou por bioma e inclui ainda detalhes sobre a integração da estrutura com a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).

Reconhecemos que o desenvolvimento e aprimoramento da TNFD é de grande valia para a atuação da I Care, principalmente, em relação ao Polo Biodiversidade. Estamos acompanhando de perto a evolução da estrutura, realizando parcerias e desenvolvendo projetos desde já, como é o caso da elaboração e publicação do Piloto do TNFD Framework no setor agrícola, que pode ser acessado, originalmente em francês, no site da I Care global.

Não perca a oportunidade de testar a versão beta da TNFD, acesse o site até o dia 1º de junho. Ficou com alguma dúvida em relação à estrutura? Nos escreva e vamos bater um papo!

Data: 05/05/2023

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.