Mineração e a mudança do clima

A indústria de mineração desempenha um papel fundamental na transição global para uma economia de baixo carbono. Ela é essencial não apenas pela extração de minerais necessários para a produção de tecnologias para geração de energia renovável, que atualmente tem demandado cerca de 50% de aumento na necessidade de minerais (IEA, 2021), mas também para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em diversos setores da economia. De acordo com estudo, até 2050, a demanda pode chegar a um total de 1,96 bilhão de toneladas de aço, 241 milhões de toneladas de alumínio e 82 milhões de toneladas de cobre (Wang et al, 2023). Devido a sua importância, no Brasil o setor de mineração foi inserido no Plano de Transição Ecológica Nacional, com foco na redução da dependência externa de fertilizantes e na ampliação da oferta de minerais críticos para a inovação tecnológica, como o lítio (IBRAM, 2023).

No entanto, essa indústria enfrenta desafios consideráveis devido aos efeitos das mudanças climáticas, que incluem os impactos de eventos climáticos extremos como secas, desertificação, incêndios florestais e tempestades. Esses desafios têm um impacto direto na operação e sustentabilidade das atividades de mineração. Tais impactos não apenas afetam negativamente a rentabilidade, mas também sublinham a vulnerabilidade das áreas onde se localizam as operações das minas.

Principais impactos das ameaças climáticas

“A mineração tem muitas estruturas sujeitas a fenômenos meteorológicos: barragens de rejeito, infraestrutura de transporte, entre outros. Toda a dinâmica associada ao negócio de mineração pode ser afetada pelo clima”, destacou Rinaldo Mancin, Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). De acordo com o Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, 2019), as principais preocupações no setor relativos ao impacto dos riscos climáticos englobam:

  • Gestão da água;
  • Desempenho das instalações com vida útil de longo prazo;
  • Impactos no encerramento e pós-encerramento das instalações;

Nesse sentido, a alteração no regime das chuvas e na disponibilidade dos recursos hídricos se destaca como um dos desafios mais críticos, dada a importância da água nas operações de mineração. A competição por recursos hídricos em regiões já afetadas pela escassez exige uma governança e monitoramento eficientes do consumo e desperdício de água pelas mineradoras. Por outro lado, o excesso de chuvas pode causar inundações nas áreas de armazenamento de rejeitos, contribuir para o deslizamento de encostas e rupturas de barragens, por exemplo, que podem ter consequências devastadoras, como demonstrado pelos trágicos eventos em Mariana e Brumadinho, no passado recente.

Além disso, a indústria enfrenta riscos significativos relacionados à oscilação no fornecimento de energia, danos a infraestruturas e operações. Estima-se que a indústria em geral deveria estudar as cerca de 15.000 barragens de rejeitos encerradas em todo o mundo, de forma a avaliar necessidades de medidas de adaptação para não gerar maiores prejuízos (IGF, 2023).

Outros desafios incluem alterações no acesso às cadeias de abastecimento de produtos e serviços, impactos nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores, e desafios ambientais e comunitários, que envolvem a gestão ambiental e a pressão nas relações com as comunidades locais. Para lidar com esses desafios, é imperativo que a indústria adote novas competências e tecnologias. A nível gerencial é possível utilizar soluções, como a mineração inteligente, que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de recursos, monitoramento de barragens, entre outros.

Se faz necessário construir ou adequar as infraestruturas e processos das mineradoras, para que sejam resilientes e que considerem a adaptação aos riscos climáticos desde o início da operação de cada unidade até o fim do monitoramento, após seu encerramento, de maneira a garantir um legado positivo, em especial, para as comunidades locais.

Aumentar a resiliência do setor de mineração

Dentre as alternativas de ações para aumentar a resiliência no setor de mineração, a Associação de Mineração do Canadá oferece um exemplo prático de como o setor pode avançar, com seu Guia para Adaptação à Mudança Climática, propondo uma abordagem passo a passo para aumentar a resiliência e aproveitar as oportunidades oferecidas pelas mudanças climáticas para melhorar a gestão das minas. Na Figura a seguir são ilustradas as etapas para aumentar a resiliência das mineradoras, que incluem:

  • Elaboração de Análise de Riscos Climáticos;
  • Desenvolvimento de Plano de Adaptação aos Riscos Climáticos;
  • Implementação das Plano de Adaptação aos Riscos Climáticos;

Isso ressalta a necessidade de as empresas de mineração desenvolverem análises de riscos climáticos robustas, que considerem as projeções climáticas e identifiquem os principais riscos de cada localidade. Ao adotar medidas de adaptação, o setor aumenta sua resiliência climática, garantindo assim a sustentabilidade do negócio e a responsabilidade social e ambiental. Considerando que os impactos da indústria de mineração se estendem para além das fronteiras da mina, é fundamental uma análise e definição de medidas que considerem ainda os governos locais para alinhamento de suas próprias estratégias aos planos de adaptação das mineradoras e trajetórias de descarbonização.  

Referências:

BSR, 2009. Adapting to Climate Change: A Guide for the Mining Industry. Disponível em: https://www.bsr.org/reports/BSR_Climate_Adaptation_Issue_Brief_Mining.pdfIBRAM, 2023. Mineração é peça-chave para evolução do Plano de Transição Ecológica do governo federal. Disponível em: https://ibram.org.br/noticia/mineracao-e-peca-chave-para-evolucao-do-plano-de-transicao-ecologica-do-governo-federal/ICMM, 2023. Adapting to a changing climate – Building resilience in the mining and metals industry. Disponível em: https://www.icmm.com/website/publications/pdfs/environmental-stewardship/2019/guidance_changing-climate.pdfIEA, 2021. The Role of Critical World Energy Outlook Special Report Minerals in Clean Energy Transitions. Disponível em: https://iea.blob.core.windows.net/assets/ffd2a83b-8c30-4e9d-980a-52b6d9a86fdc/TheRoleofCriticalMineralsinCleanEnergyTransitions.pdfIGF, 2023. The impacts of climate change on the mining sector. Disponível em: https://www.iisd.org/system/files/2023-09/impacts-climate-change-mining-sector.pdfThe Mining Association of Canada, 2021. Guide on Climate Change Adaptation for the Mining Sector. Disponível em: https://mining.ca/resources/guides-manuals/guide-on-climate-change-adaptation-for-the-mining-sector/UNSDSN, 2023. Outcomes from Climate Change Impacts on Mining Operations and Mining Territories Webinar. Disponível em: https://www.unsdsn.org/outcomes-from-climate-change-impacts-on-mining-operations-and-mining-territories-webinarWang et al, 2023. Future demand for electricity generation materials under different climate mitigation scenarios. Disponível em: https://www.cell.com/joule/fulltext/S2542-4351(23)00001-6?#%20

Data: 27/03/2024

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.