No mês de outubro aconteceu a 11ª edição do Congresso Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
A I Care Brasil é patrocinador ouro do CT Bio do CEBDS e esteve presente representada pela líder de projetos em Biodiversidade, Déborah Silva, e a especialista em avaliação de ciclo de vida, Camila Marçal.
Durante o evento, os convidados presentes falaram sobre diferentes aspectos que envolvem as questões ESG. Alguns pontos relevantes foram:
– A importância do Brasil no atual cenário de urgência climática
– Créditos de carbono e Soluções Baseadas na Natureza
– Combate às desigualdades sociais
– Justiça climática
– Diversidade e inclusão nos cargos de lideranças das empresas.
A educadora política e ativista indígena da Amazônia, Vanda Witoto, mencionou como os povos tradicionais vem sendo pouco considerados no momento das tomadas de decisões e, ressaltou a necessidade de que sejam, assim como outros grupos vulnerabilizados, ouvidos e incluídos na definição de estratégias referentes aos territórios onde vivem.
No que se refere à biodiversidade, um momento aguardado do congresso foi o lançamento do framework do Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), no Brasil, com a presença de Felipe Arango, consultor técnico da Natura&Co sobre a TNFD, que debateu juntamente com Fernanda Facchini, head de sustentabilidade da Natura&Co, e Letícia Guimarães, especialista de biodiversidade da Vale, sobre os objetivos, desafios e importância da aplicação da TNFD pelas empresas e instituições financeiras, considerando o contexto brasileiro megabiodiverso. Em sua fala, Fernanda mencionou, inclusive, o início da aplicação do Framework pela Natura, processo que a I Care Brasil está liderando junto com a empresa.
Continuando com o lançamento, Felipe Arango destacou que “a TNFD tem como um dos objetivos criar um marco de divulgação/reporte quanto aos riscos associados à natureza. O que é extremamente relevante, uma vez que tais riscos são silenciosos e, muitas vezes, invisíveis. Eles vão se acumulando ao longo do tempo e se manifestam repentinamente, podendo comprometer de forma drástica a perenidade dos modelos de negócio. Para que o mercado financeiro possa tomar as decisões certas quanto ao fluxo de crédito, é essencial essa transparência.”
A I Care é pioneira na elaboração de estratégias em biodiversidade que avaliam os impactos, dependências, riscos e oportunidades em relação à natureza.
Data: 07/11/2023
Autora: Déborah Silva
Cases Relacionados: