Avaliação de Impactos na Biodiversidade

Diagnóstico Qualitativo de Impactos sobre a Biodiversidade e Análise Quantitativa da Ecologia da Paisagem para empreendimento silvipastoril

No contexto do acordo de Cooperação entre a AFD e o BRDE, era necessário estruturar e implementar uma estratégia climática das operações de crédito do Banco. A AFD, como instituição financeira de cooperação internacional, possui critérios rígidos de alinhamento de sua carteira de investimentos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial às metas climáticas, de maneira que os recursos repassados ao BRDE também estão submetidos a estes critérios de impacto.

AFD buscou suporte para verificar os potenciais impactos sobre a biodiversidade do projeto cujo crédito foi pleiteado pela Tanagro, referente à expansão de atividades silvipastoris no sul do Brasil, com cultivo de Acácia Negra (Acacia mearnsii) e Eucalipto (Eucayptus sp) para a fabricação de pellets de madeira, associado a pecuária bovina para corte (integração pecuária-floresta).

Criação de metodologia específica para o espectro de avaliação de impacto, com uso do Índice de Pressão Total Estimada (ITPE), considerando como as atividades do empreendimento contribuíam para as cinco principais pressões que ocasionam a perda da diversidade biológica. Elaboração de Plano de Ação e recomendações para redução do impacto negativo e potencialização do positivo.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.