Pegada de Biodiversidade e Plano para Pequena Hidrelétrica

Cálculo de Pegada de Biodiversidade e Plano de Ação para pequena central hidrelétrica a fio d’água

No contexto do acordo de Cooperação entre a AFD e o BRDE, era necessário estruturar e implementar uma estratégia climática das operações de crédito do Banco. A AFD, como instituição financeira de cooperação internacional, possui critérios rígidos de alinhamento de sua carteira de investimentos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial às metas climáticas, de maneira que os recursos repassados ao BRDE também estão submetidos a estes critérios de impacto.

O desafio era verificar os potenciais impactos sobre a biodiversidade do projeto cujo crédito foi pleiteado pela Ceriluz, se tratando de uma construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) a fio d’água no sul do Brasil, juntamente com sua linha de transmissão.

Realizamos o cálculo de pegada de biodiversidade, combinando as nossas ferramentas, Biodiversity Footprint (SBF) e Product Biodiversity Footprint (PBF), que contemplam Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e análise ecológica. Mapeamento das ações positivas para a natureza já adotadas pela empresa, com cálculo do impacto positivo em Km².MSA. A partir dos insumos, elaboração de Plano de Ação em Biodiversidade, com recomendações para subsidiar a rota da empresa em direção ao impacto líquido positivo.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.