Uma Situação Global Urgente: O Que Podemos Fazer?
À luz dos estudos produzidos, uma série de pesquisadores e cientistas vem pedindo ações urgentes para gerenciar esses limites. Segundo eles, é preciso eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, transformar o sistema alimentar e eliminar as pressões sobre todos os limites do planeta – de uma forma justa.
“Estamos nos dirigindo para um desafio com décadas de superação dos limites. A única maneira de voltar é também fazer a transição para dentro de todos os limites planetários. Precisamos de todos os limites no lado seguro para que a biosfera seja amortecida na transição e tenha alguma chance de evitar cruzar os pontos de inflexão”, diz Johan Rockström.
A ultrapassagem dos limites planetários pode desencadear uma cascata de impactos que reverberam profundamente na sociedade, levando a uma mudança social desafiadora. À medida que os ecossistemas se deterioram e os recursos naturais se tornam escassos, os sistemas econômicos podem se desestabilizar, levando a crises financeiras e colapsos econômicos. Além disso, a ruptura da coesão social pode ocorrer à medida que as comunidades enfrentam lutas crescentes pela sobrevivência, exacerbadas pela competição por recursos limitados. Essas tensões podem rapidamente se transformar em conflitos violentos, aprofundando ainda mais o sofrimento humano e amplificando os impactos sobre as pessoas, especialmente as mais vulneráveis.
Qual o papel da I Care nesse cenário?
Além do nosso compromisso em promover um planeta mais sustentável por meio dos nossos projetos e atividades, a I Care reconhece também a importância e a sua responsabilidade em alertar a população, empresas, bancos e o governo sobre a urgência da conscientização e da mobilização de todos os setores da sociedade para enfrentamento aos desafios ambientais.
Nossos produtos em Clima (inventário de emissões, análise de risco climático, planos de transição etc.), Finanças Sustentáveis (avaliação da sustentabilidade ambiental de carteiras de crédito, planos de ação para instituições financeiras etc.) e Biodiversidade (análise de impactos e dependências, TNFD, planos de ação de biodiversidade etc.) permitem que empresas, governos e atores financeiros trabalhem em direção a soluções sustentáveis.
Autor: Victor Gonçalves – Coordenador de projetos climáticos
Data: 22/04/2024
Cases Relacionados: