Se antes era dito que o aquecimento global iria influenciar a vida de todos no futuro, hoje isso já é uma realidade. Em todo o mundo, os impactos associados às mudanças climáticas podem ser observados em fenômenos cada vez mais frequentes, como temperaturas acima da média, enchentes, deslizamentos de terra e longos períodos de estiagem.
Agora, além de mitigar nosso impacto, precisamos nos adaptar, e o Brasil, que possui ecossistemas diversos, sente diretamente os problemas advindos das mudanças climáticas. Segundo o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), no seu quinto relatório de avaliação, em nosso território nacional especificamente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste foram as mais atingidas pelo aumento de até 2,5°C em relação aos níveis pré-industriais.
Fonte: IPCC, AR5
O aquecimento global provoca uma desregulamentação do índice de pluviosidade, sendo que o Nordeste e grande parte do Norte brasileiro tendem a ter cada vez menos chuvas, e um aumento da temperatura média em todas as regiões do Brasil.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Sudeste deve apresentar, gradativamente, mais chuvas intensas, que propiciam inundações, e redução na quantidade de geadas, assim como no na região Sul.
A alteração dos padrões de temperatura e chuva no Brasil já impacta o cotidiano dos brasileiros
- Economicamente:
Chuvas no Sul esse ano causaram quebra de safra da soja, o que resultou em menor produção e aumento do preço de seus derivados, como o óleo de soja e combustíveis. Além disso, em Petropólis, no Rio de Janeiro, centenas de pessoas perderam seus bens em meio às enchentes deste 2022, causando grande fragilidade econômica por parte desses indivíduos.
- Socialmente:
A população mais fragilizada tende a estar cada vez em maior risco, uma vez que o aumento de chuvas aumenta a quantidade de deslizamentos e mortes, que atingem principalmente a população menos favorecida. Em Recife, neste mesmo ano, mais de 100 pessoas morreram em decorrência desse aumento do nível de precipitação e do mal planejamento urbano.
- Impactos na saúde e bem-estar da população:
A crescente intensidade das chuvas, assim como a alta das temperaturas, podem acelerar o surgimento de novas doenças e surtos, como o de dengue, que atinge diversas partes do país atualmente. Além disso, a saúde mental da população também é impactada, uma vez que o assunto das mudanças climáticas podem gerar eco-ansiedade e influenciar no seu bem-estar social (Andreea Bratu et al., 2021) .
O Brasil possui uma grande parte da população sem acesso a serviços básicos, como saúde e educação, o que torna o país ainda mais vulnerável e dificulta o atendimento à proteção e resposta às mudanças climáticas.
Buscando unir propósitos socioambientais e respostas benéficas às mudanças climáticas, a I Care Brasil trabalha com o objetivo de propor soluções para empresas e organizações interessadas em realizar a transição ambiental, o que ajuda a mitigar os impactos das mudanças climáticas no cotidiano de todos os seres vivos.
Conheça as soluções ambientais da I Care, e faça parte do futuro a partir de hoje. Venha construir esse amanhã sustentável conosco! Você se importa? I Care.
Cases Relacionados: