Iniciativa Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD)

Para que as instituições financeiras tenham mais conhecimento sobre seu impacto sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, foi lançada a iniciativa TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosures), com o objetivo de propor uma metodologia única. Isto ecoando articulações para mudança do clima, principalmente as experiências positivas com o TCFD (Taskforce on Climate-related Financial Disclosures).

Co-liderada por Elizabeth Mrema e David Crag, a plataforma se consolida em cinco macro-etapas que se estenderão por três anos a partir de 2020, e que visam consolidar, propor e testar uma série de recomendações padronizadas para que instituições financeiras possam avaliar seus impactos sobre o capital natural.

Esta iniciativa reverbera um movimento internacional de investidores que cada vez mais demonstram preocupações e priorização das pautas ambientais, especialmente a conservação e a lógica nature-positive com vistas às articulações para o Post-2020 Biodiversity Framework a ser pactuado durante a próxima COP da Biodiversidade, em Kunming na China.

É de suma importância a iniciativa para a estabilidade econômica do Brasil a médio e longo prazo, uma vez que as instituições financeiras se expõem a riscos físicos quando investem capital em negócios que dependem dos serviços ecossistêmicos. E no Brasil esta dependência é maioria. Segundo o relatório “Nature-Related Financial Risks in Brazil”, “46% dos empréstimos que os bancos alocam às empresas estão sujeitos a potenciais perdas financeiras devido a uma desestabilização da provisão dos serviços ecossistêmicos”.

Na I Care Brasil temos dado suporte às instituições financeiras no processo de avaliação e implementação de programas de crédito e financiamento verde, estabelecendo critérios e processos de avaliação que considerem o clima e a biodiversidade enquanto prioridades para o financiamento. O trabalho da TNFD pode apoiar de forma substancial este tipo de atividade, subsidiando avaliações cada vez mais robustas do ponto de vista técnico e ações que se orientem à lógica nature-positive e de carbono neutro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.