A data de hoje marca a luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades que possam reduzir a capacidade de participação plena e significativa da população minoritária na sociedade. O Dia Mundial de Zero Discriminação é uma forma de lembrar a permanente luta contra as desigualdades estruturais e sociais. Desigualdades essas que podem impactar na saúde, educação, renda, emprego e justiça ambiental, isto é, no acesso universal a um meio ambiente saudável e equilibrado.
Em 2015, essa luta ganhou mais força com o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema, a fome, oferecer educação de qualidade a todos e todas, conservar os recursos naturais e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Cumprir a promessa de combater a desigualdade salvará milhões de vidas e beneficiará a sociedade como um todo. Para fazer isso, devemos enfrentar a discriminação em todas as suas formas e lutar pela justiça ambiental.
Cases Relacionados: