Você conhece o Protocolo de Montreal e sabe sobre a sua importância para a preservação da camada de ozônio?
A camada de ozônio desempenha um papel importante na atmosfera terrestre, nela, as moléculas de ozônio (O3) absorvem e filtram as radiações ultravioleta (UV) do sol, evitando prejuízos à saúde dos seres vivos e ajudando na preservação da vida na Terra.
Na década de 70 as discussões a respeito da camada de ozônio foram uma grande pauta mundial, já que foi quando cientistas descobriram que o lançamento de substâncias químicas na atmosfera, por meio de produtos aerossóis e de refrigeração provenientes da atividade humana, estava destruindo essa camada.
Sabendo disso, diversos cientistas, países e entidades (privadas e não governamentais) se reuniram para estabelecer um acordo global de intervenção da situação em uma conferência. Esta reunião, realizada em 1989, deu origem ao Protocolo de Montreal, um pacto com o objetivo de reduzir o uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio.
Com a implementação e esforço mundial em reduzir o uso dessas substâncias, estima-se que a destruição da camada de ozônio deve deixar de aumentar cerca de 10 vezes até o ano de 2050, evitando as chances do câncer de pele se tornar uma doença cada vez mais comum na sociedade.
Além disso, graças ao alinhamento entre instituições, já existem evidências de que a Antártica esteja recuperando a área da camada destruída. Segundo algumas projeções, também é previsto um aumento de 95% das concentrações de ozônio na estratosfera até 2100.
Casos de sucesso como o de Montreal, estimulam, incentivam e demonstram que as políticas ambientais têm grande potencial de gerar transformações positivas. Desta forma, destaca-se a importância da ação imediata às mudanças climáticas pelos atores-chave do presente.
O Acordo de Paris, que tem como meta diminuir as emissões de gases de efeito até 2030 para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, por exemplo, é um grande projeto global e de interesse mundial que, se adotado e implementado por todos na mesma seriedade com o qual foi com Montreal, evitará catástrofes e grandes danos à saúde e economia, sendo, assim, um importante marco na história da humanidade.
Cases Relacionados: