Agenda ESG: um investimento para ontem

agenda esg

O Brasil está passando por um momento crucial em relação à agenda ESG no âmbito corporativo. Neste ano, o número de empresas brasileiras integrantes do Pacto Global das Nações Unidas ultrapassou 1.900. Esse valor coloca o país ao lado de França e Espanha, nações que representam a terceira maior rede de participantes da iniciativa.

Há mais de 1 ano, quando se tornou oficialmente signatária do Pacto Global, a I Care Brasil ampliou sua jornada na área da sustentabilidade e expandiu sua atuação junto às diretrizes ambientais, sociais e de governança. No mesmo período que marcou o nosso compromisso com a iniciativa da ONU, a entidade lançou o programa Ambição 2030 como forma de fortalecer a atuação de empresas brasileiras no cumprimento das metas da Agenda 2030, estabelecidas no Acordo de Paris.

A movimentação de grandes empresas junto à Organização das Nações Unidas lança um alerta: se o seu negócio ainda não se comprometeu com a agenda ESG, é hora de virar a chave.

A agenda ESG em números

Segundo pesquisa realizada pelo Pacto Global em parceria com a consultoria comercial Falconi e com a plataforma de dados Stilingue, 78,4% das organizações mapeadas, dentre signatárias do Pacto Global e clientes da consultoria Falconi, já consideram o tema ESG na elaboração estratégica do negócio; enquanto 59,5% já destinam orçamento específico para a área.

Os números ficam ainda mais interessantes quando consideramos que 91,9% das empresas com o maior faturamento registrado (acima de R$5 bilhões) inserem o ESG em sua estratégia; e 73% fazem mapeamento de risco ESG. O estudo foi feito com 190 organizações brasileiras.

Esse cenário expõe a necessidade e a importância do posicionamento público e corporativo em relação aos compromissos sociais, ambientais e climáticos, e ao estabelecimento de metas para o futuro. Afinal, estar comprometido com uma agenda ESG não beneficia apenas o seu negócio que, de certo, irá atrair a atenção dos investidores. 

Criar uma agenda que priorize práticas sustentáveis e socialmente responsáveis é a maneira mais eficaz de fortalecer laços com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade; preservar o território no qual a sua empresa está inserida; e projetar um crescimento progressivo para a sua companhia, a curto, médio e longo prazo.

O papel da agenda ambiental na agenda ESG

agenda ESG

Por mais que não possamos desvincular completamente as áreas ambiental, social e de governança, cada uma possui a sua especificidade para colaborar com o desenvolvimento das questões que envolvem desde a mitigação dos efeitos da crise climática, passando pela equidade de oportunidades no mercado de trabalho, até políticas empresariais que priorizam ética e compliance.

A I Care engloba os valores ESG em sua rotina e atua, diretamente, na construção e manutenção de metas focadas na área ambiental, por meio de nossa consultoria. Um primeiro passo para qualquer negócio que almeja estar em conformidade com a agenda ESG a partir do viés ambiental é a implementação de uma agenda customizada para seu empreendimento.

O que é uma agenda ambiental?

Uma agenda ambiental pode ser definida como um recurso de planejamento destinado a promover a criação de comunidades sustentáveis em diferentes contextos geográficos, que equilibra estratégias de preservação ambiental, justiça social e eficiência econômica.

É um documento colaborativo que aborda de forma clara e transparente as questões relacionadas ao meio ambiente no perímetro de alguma organização. Exemplificando: uma indústria avança em sua transição ambiental e, para tanto, implementou uma agenda própria. Logo, um dos principais objetivos deste documento é assegurar que o crescimento das atividades industriais ocorra de forma ambientalmente responsável, por meio de um planejamento que leve em conta as atividades realizadas na região e os diversos interesses dos múltiplos atores envolvidos.

Quais são os primeiros passos para implementar uma agenda ambiental?

Para que uma agenda ambiental possa ser construída de forma eficaz, é fundamental que alguns elementos estejam presentes e bem definidos.

Saiba como implementar a sua agenda em 5 passos:

  • Tenha uma coordenação para o processo. O profissional responsável irá supervisionar a criação, a execução e a apresentação de resultados da agenda;
  • Tenha uma equipe multidisciplinar. Conte com especialistas nas diversas áreas de conhecimento necessárias para a elaboração da agenda;
  • Determine o público que terá identificação com a sua agenda. Saiba quem serão os stakeholders envolvidos no processo e garanta que eles recebam atualizações sobre metas e resultados;
  • Defina o escopo territorial e temporal da agenda. Ele deverá ser ajustado periodicamente e reavaliado ao final de seu prazo, para se manter relevante;
  • Monitore os avanços, atrasos e resultados periodicamente. Crie um cronograma para acompanhar todos os passos da sua agenda e garanta que as metas sejam atingidas.

Como a I Care pode ajudar o seu negócio?

Na I Care, atuamos nas áreas de Clima, Biodiversidade e Finanças Verdes. Desenvolvemos linhas de base que auxiliam empresas privadas, atores públicos e instituições financeiras a elaborarem estratégias em sustentabilidade de curto, médio e longo prazo, inserindo essa importante variável em sua jornada ESG.

Tem interesse em saber como realizar uma transição ambiental em seu negócio e desenvolver uma agenda ambiental? Podemos te ajudar. Basta entrar em contato conosco, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.