Dia Mundial das Zonas Úmidas

Em 02 de fevereiro de 1971, na cidade de Ramsar, no Irã, foi estabelecida a Convenção sobre zonas úmidas de Importância Internacional, um tratado intergovernamental com o intuito de promover a conservação dessas áreas. Desde então, nesta data é comemorado o Dia Mundial das Zonas Úmidas.

Essas áreas são zonas de fronteiras entre ambientes aquáticos e terrestres. Incluem tanto áreas associadas à água doce quanto águas marítimas e salobras. Alguns exemplos de áreas úmidas são os mangues, pântanos, charcos e buritizais. No entanto, há uma grande variedade desses ambientes em diferentes biomas espalhados pelo mundo.

A relevância das zonas úmidas para a biodiversidade é altíssima – segundo o Relatório Ramsar, cerca de 40% das espécies de todo o mundo utilizam zonas úmidas como habitat. Outro exemplo importante de serviço ecológico fornecido por essas áreas é a regulação de regimes hídricos regionais e proteção de zonas costeiras. Além disso, zonas úmidas também são responsáveis pela absorção e estocagem de carbono, em maior proporção do que as florestas tropicais, sendo os sumidouros de carbono os mais efetivos do mundo.

Por essas razões é inegável a relevância da proteção dessas áreas para garantirmos a permanência da biodiversidade e o combate à crise climática, propósitos intrínsecos à atuação da I Care.

Saiba mais em: https://lnkd.in/grFmSzn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.