Os Inventários de Gases de Efeito Estufa são uma importante ferramenta de gestão para territórios e corporações que pretendem quantificar suas emissões, gerenciar riscos e oportunidades, avaliar planos de transição para uma economia de baixo-carbono e contribuir para o sucesso das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.
A I Care tem experiência na realização de Inventários para empresas, cidades e para medir impactos de projetos. É importante lembrar que o Inventário é o primeiro passo para o estabelecimento de metas de redução e compensação de carbono, o que deve ser cada vez mais exigido das empresas no futuro.
Um inventário é um instrumento que lista as emissões de carbono de um projeto, organização, cidade ou país e as quantifica conforme sua fonte de emissão geralmente num espaço de tempo anual. As metodologias que envolvem os inventários são robustas e priorizam alguns princípios como sua relevância, abrangência, consistência, transparência e exatidão.
As esferas de um inventário englobam metodologias que assumem especificidades conforme a escala desejada. Para países, recomenda-se a utilização das linhas diretrizes do IPCC, enquanto que, para cidades, podem ser utilizadas as metodologias como o GPC Protocol e Bilan Carbone. Em organizações, recomenda-se a utilização do método GHG Protocol, levando em consideração os padrões da ISO 14.064, e, para projetos, as guidelines MDL da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC UN).
Coloque a sua empresa, hoje, no futuro! Entre em contato com a I Care Brasil e saiba mais sobre como os inventários podem contribuir para tornar sua empresa e o nosso planeta melhores.
Cases Relacionados: