Em um mercado que urge por uma melhor transparência sobre o impacto das carteiras no clima e no meio ambiente, é preciso estar apto a desenvolver novas soluções e produtos para atender a demanda dos stakeholders dessas instituições.
Em um movimento conjunto, quatro investidores europeus se uniram para aportar 5 cinco milhões de euros na ICEBERG DATA LAB (IDL), braço fintech da I Care, que provê soluções para calcular os vários impactos ambientais de emissores e ativos ao longo de sua cadeia de valor.
Os investidores em questão são AXA Investment Managers (AXA IM), Natixis IM e sua afiliada Mirova, Sienna Investment Managers e Solactive AG. A IDL utiliza ferramentas de tratamento de dados de última geração e modelos baseados em ciência, permitindo que as instituições financeiras avaliem o impacto de seus portfólios no meio ambiente.
Esse movimento tem como objetivo conter as mudanças climáticas, combinando a experiência e conhecimento dos mercados financeiros das quatro instituições, com a ambição de contribuir para o surgimento e adoção de padrões internacionais em áreas como a biodiversidade. Para obter tal resultado, ter métricas e ferramentas para medir o impacto dos investimentos no meio ambiente é crucial.
O investimento garantirá que os quatro investidores sejam representados no Conselho de Supervisão do Iceberg Data Lab e apoiem sua expansão global e o desenvolvimento de produtos, que inclui cobertura de dados, ampliação, aprendizado de máquina automatizado e IA autônoma.
Cases Relacionados: