Como podemos tornar nossas cidades mais resilientes e sustentáveis?

A Organização das Nações Unidas (ONU) projeta que em 2030 haverá no mundo 706 cidades com mais de 1 milhão de habitantes!

A Rede de Cidades C40 aponta que cerca de 70% das cidades vêm lidando com os efeitos dessa emergência climática e quase todas elas possuem algum grau de risco associado: https://bit.ly/3yXeVAq

Conheça e entenda as soluções da I Care Brasil para ajudar as cidades a combater os efeitos negativos da crise climática:

O primeiro passo é conhecer o perfil de emissões, e isso pode ser feito por meio de um Inventário, uma ferramenta de gestão de gases de efeito estufa (GEE), que permite mapear as fontes de emissão a partir das atividades ocorridas no território, como por exemplo a mobilidade, a destinação dos resíduos e a iluminação pública. O Inventário de GEE possibilita quantificar as emissões e avaliar o impacto dos esforços de mitigação.

As cidades também precisam conhecer potenciais impactos de eventos extremos, o que pode ser feito por uma avaliação de risco, baseada na metodologia do Quinto Relatório (AR5) do IPCC onde o risco de impacto de ameaças climáticas é causado pela interação da ameaça, da exposição e da vulnerabilidade. A Avaliação de Riscos Climáticos é um estudo que ajuda a identificar os principais riscos climáticos de um território com base em projeções futuras do clima e que auxilia na adoção de medidas de adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.