Dia Interamericano de Qualidade do Ar

No Dia Interamericano de Qualidade do Ar, celebrado anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto, a I Care Brasil ressalta que existem caminhos para a redução de emissões de poluentes atmosféricos e que o controle de emissões oriundas especialmente de transporte, processos industriais e queimadas é essencial para o desenvolvimento socioeconômico e a mitigação das mudanças climáticas.

A data foi criada pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, com lançamento oficial em 2002, em São Paulo. A OMS estima que cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano devido à exposição a partículas finas em ar poluído, que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia.

Segundo o estudo O Estado da Qualidade do Ar no Brasil, coordenado pelo WRI Brasil, a poluição do ar é responsável por mais de 51 mil mortes anuais no Brasil, e estima-se que os custos associados a mortes prematuras equivaleram, em 2015, a 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Saiba mais no estudo: https://bit.ly/2U0DNYP

Poluentes climáticos de vida curta (PCVC) como ozônio e o carbono negro também contribuem para as mudanças climáticas. Os setores industrial, de transportes e as queimadas de vegetação e florestas são importantes emissores de poluentes no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.